domingo, 15 de agosto de 2010

Primeiro feijão transgênico do mundo é brasileiro

Variedade é resistente ao vírus do Mosaico Dourado, que destrói plantações em todo o país.

A Embrapa desenvolveu o primeiro feijão transgênico do mundo. A variedade, resultado de 20 anos de pesquisa, é resistente ao vírus do Mosaico Dourado, que destrói plantações em todo o país.



O produtor Derci Cenci percorre a lavoura em busca da mosca branca. As poucas que escaparam do defensivo ameaçam a plantação. O ritual se repete até as mudas crescerem. Para quem já amargou prejuízos no passado, todo o cuidado é pouco.


— Nós não demos conta de combater a mosca branca, era todo dia, quando vimos a planta estava infestada e tivemos que abandonar 125 hectares de feijão irrigado — diz Cenci.


Ao sugar os nutrientes, o inseto pode injetar um vírus - que deixa as folhas amareladas, deforma as vagens e impede o crescimento da planta. As perdas podem chegar a 100% nas lavouras.


Sabendo das dificuldades que os produtores enfrentam, pesquisadores da Embrapa desenvolveram um feijão resistente ao vírus do Mosaico Dourado. A cultivar já foi testada em campo e agora só falta a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança autorizar a comercialização.


Os pesquisadores pretendem entregar o pedido à CTNBio até novembro e esperam que em 2012 as novas sementes já estejam disponíveis no mercado.


— Nós temos testado, nos últimos cinco anos, em três regiões: nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Paraná, e temos feito avaliações agronômicas. Temos comprovado que essas plantas têm sido imunes a doenças do campo e temos avançado no programa de melhoramento e de biossegurança — explica o pesquisador Josias Farias.


Especialista em Meio Ambiente, este agrônomo reconhece a importância da descoberta./ Mas recomenda cautela.


— É uma questão que deve ser tratada com muito critério, muito cuidado, tanto do ponto da segurança ambiental quanto alimentar também e da saúde das pessoas — diz o agrônomo Thomas Ludewigs, da UnB.








CANAL RURAL

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Inscrições abertas: CNA oferece cursos gratuitos e online

Até o dia 29 de agosto, os interessados poderão se inscrever nos cursos online da Escola do Pensamento Agropecuário.



Este Programa de Capacitação pela Internet é uma ação inovadora para que os produtores possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes coesas em relação à agropecuária no Brasil.


As aulas são oferecidas gratuitamente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), juntamente com o Instituto CNA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).






CURSOS


Buscando contribuir com a produção de teses sobre os temas base da Escola do Pensamento Agropecuário, o Sistema CNA/SENAR está presente com análises dos estados sobre cada um dos seis temas da Escola.


Cada tema é um curso online a ser oferecido:


- Direito de Propriedade: neste curso, os produtores poderão saber mais sobre as leis que regulamentam o direito de propriedade e poderão obter mais informações sobre reforma agrária, assentamentos rurais, entre outros assuntos.


- Trabalho Decente: Neste curso abordaremos noções gerais de Direito do Trabalho, segurança e saúde do trabalhador rural, assim como os aspectos sociais do trabalho para o melhor gerenciamento de sua propriedade rural.


- Pobreza Rural: o curso explica sobre a rede de proteção social no campo. Abordaremos debates sobre investimentos nas políticas públicas de educação, saúde, infra-estrutura e produção com tecnologia no meio rural.


- Meio Ambiente e Desmatamento Zero: informações sobre o código florestal brasileiro e debates sobre as diretrizes para um código compatível com a realidade do estado e município, noções de preservação ambiental e respeito às áreas produtivas plantadas.


- Abastecimento e Renda: neste curso serão abordados temas como endividamento rural, seguro agrícola, liberação de crédito, assistência técnica, fatores climáticos e mudanças nos planos de governo.


- Educação e Qualificação Profissional: neste curso abordaremos questões referentes à Educação no Brasil. Referendaremos sobre questões do IDEB, e o pensar de um novo modelo de Escola nas zonas rurais brasileiras, a Escola VIVA.


Você terá a sua disposição um tutor para tirar suas dúvidas de conteúdo e um monitor para tirar suas dúvidas técnicas.






Inscreva-se o quanto antes para garantir a sua vaga. Acesse: http://www.canaldoprodutor.com.br/escoladopensamento/


Fonte: canaldoprodutor.com